Familiar
I. OBJETIVO
O grande objetivo da Pastoral Familiar é promover e fortalecer a família cristã como verdadeira “Igreja Doméstica”, ”Patrimônio da Humanidade, lugar e escola de comunhão”, centro e base da evangelização, pois “a salvação da pessoa e da sociedade está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar”. Por isso, “a Pastoral Familiar, longe de ter perdido o seu caráter prioritário, revela-se hoje, ainda mais urgente, como elemento sobremaneira importante da evangelização”, haja vista que “a ação pastoral é sempre expressão dinâmica da realidade da Igreja, empenhada na missão de salvação”. Também a Pastoral Familiar – forma particular e específica de pastoral – tem como seu princípio operativo e como protagonista responsável a mesma Igreja, através de suas estruturas e de seus responsáveis. É justamente por este motivo que “nenhum, plano de pastoral orgânica, a qualquer nível que seja, pode prescindir da pastoral familiar”. Assim, é necessário que em toda diocese haja uma pastoral familiar “intensa e vigorosa” (DI, 5, Papa Bento XVI), para anunciar “o evangelho da família, promover a cultura da vida, e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados”.
II. JUSTIFICATIVA
A família foi instituída por Deus na criação, por isso ocupa lugar especial e essencial no plano divino sobre a humanidade, pois “o pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio de toda a vida, por sua índole natural, ordenado ao bem dos cônjuges e à geração da prole, entre os batizados, foi por Cristo Senhor elevado à dignidade de sacramento” (cân. 1055, §1, C.D.C.). Assim, “já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o ser humano não pode separar” (Mt 19,6). Por isso, a família é vocacionada a realizar quatro deveres fundamentais: formar uma comunidade de pessoas; estar a serviço da vida, como “Santuário da vida”; participar no desenvolvimento da sociedade como “Célula primeira e vital da sociedade”; e atuar na vida e missão da Igreja como “Igreja Doméstica”.
Jantar dançante da Pastoral Familiar
A Paróquia São José, por mio da Pastoral Familiar, realizará o tradicional Jantar Dançante. O evento acontece no dia 16 de setembro no Salão Ir. Francisco e Ir. Felícia (Salão Paroquial). O jantar dançante é um momento de confraternização para a comunidade paroquial. O evento acontece em um ambiente familiar, com muito respeito e é um atrativo para todas as idades. A animação do jantar será por conta do grupo Musical Miragem. Maiores informações e reservas podem ser obtidas com os agentes da pastoral familiar ou pelo telefone: (43) 3262-4063. Pascom Assaí
Encontro de Casais nos setores rurais


Pascom Assaí
Preparação de noivos para o Sacramento do Matrimônio
No domingo dia 28 de setembro, aconteceu na Paróquia São José a última preparação de noivos do ano de 2014. O encontro, conduzido pela Pastoral Familiar, contou com a presença de 17 casais. As palestras e formações fórum conduzidas pela Dra Aline Guimarães, psicóloga, por Pe. Paulo e por Pe. Wagner.
Os casais estavam bastantes entusiastas e demonstram grande vontade na formação de uma nova família por meio do Sacramento do Matrimônio.
A Paróquia São José deseja felicidades a todos os casais e perseverança na vida matrimonial que irão assumir.Pascom
Encontro de Casais em Assaí
A Pastoral Familiar da Paróquia São José de Assai, realizou no domingo, dia 17 de maio um encontro de casais. Cerca de 30 casais participaram deste dia que teve início às 08h00 e término às 17h30 com a celebração da Eucaristia presidida por Pe. Adailton Luduvico da Silva, Vigário paroquial.O encontro teve a assessoria do casal Vânia e José que trataram do tema Amar é um desafio para o casal, do casal Reinaldo e Marli com o temaFamília e matrimônio, do Seminarista Bruno, de Umuarama, com o tema Perdão e Diálogo e Pe. Adailton que tratou da Espiritualidade familiar em Santa Paula Elisabete Cerioli, fundadora da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo.
Pascom Assai |
||
Encontro Estadual das Famílias
Nos dias 30 e 31 de agosto, na Paróquia São João Batista em Peabiru, a Pastoral Familiar da Paróquia São José participou do encontro estadual das famílias das paróquias pastoreadas pelos Religiosos da Sagrada Família. Foram 12 casais com seus filhos, totalizando 31 pessoas. O evento que foi coordenado por Pe. Wagner Zacarias Rufino com colaboração de Pe. Fiorenzo Longhi e Pe. Aurélio Fratus teve como tema a espiritualidade familiar e serviu de preparação para o encontro nacional, que envolverá 7 paróquias e acontecerá na Paróquia São João Batista e Peabiru em fevereiro de 2015. PASCOM


















