Diocese Procopense
Acolhendo com alegria o que pede o Papa Francisco, através da Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a Luz do Mundo - VELM), de 7 de maio de 2019, nossa Diocese de Cornélio Procópio criou a Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e Adultos em Situação de Vulnerabilidade.
Essa comissão tem a finalidade de proteger e amparar menores e pessoas em situação de vulnerabilidade que, eventualmente, sentirem-se desrespeitadas na sua intimidade por membros da Igreja. Pretende também que as medidas necessárias sejam tomadas em tempo hábil, evitando o silêncio e a ocultação dos fatos.
São palavras do Papa Francisco: “Crimes de abuso sexual ofendem a Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e prejudicam a comunidade dos fieis. Para que tais fenômenos não aconteçam, é necessária uma conversão contínua e profunda dos corações, acompanhada de ações concretas e eficazes que envolvam todos na Igreja [...]” (cf. Introdução § 2 da VELM ).
As denúncias podem ser apresentadas num dos modos seguintes:
a) de modo presencial no endereço: Av. Alberto Carazzai, 1078 Centro CEP 86300-000 – Cornélio Procópio, PR;
b) por carta registrada, enviada para: COMISSÃO DIOCESANA PARA A PROTEÇÃO DE MENORES E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE – Av. Alberto Carazzai, 1078 Centro CEP 86300-000 Caixa Postal 381 – Cornélio Procópio, PR.
Esperamos, em Deus, que essas dificuldades não venham a ser realidade em nossa Diocese. Que Maria, no seu Imaculado Coração, nossa padroeira, ilumine-nos a todos.
Em Cristo,
Dom Manoel João Francisco Bispo Diocesano
Cornélio Procópio, 17 de março de 2020 Aos Padres, Lideranças e demais Fiéis da Diocese de Cornélio Procópio.
Caros Irmãos e Irmãs
Diante da insistência para que eu, enquanto Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, a exemplo de outros Bispos, também publique uma orientação que ajude a impedir o avanço do novo coronavirus, peço a todos os irmãos e irmãs que:
- -Enquanto cidadãos e cidadãs responsáveis e conscientes de seus deveres cívicos, atendam o que determina o Governador de nosso Estado no artigo 3º do Decreto 4230 de 16 de março de 2020, a “suspensão de eventos abertos ao público, de qualquer natureza, com aglomeração acima de cinqüenta pessoas”. Chamo a atenção para o que diz o texto: “eventos abertos ao público de qualquer natureza”. Portanto, eventos de natureza religiosa estão inclusos. O Decreto não determina por quanto tempo a suspensão vai vigorar. Vamos ficar aguardando alguma Portaria, por parte do Governo, determinando o fim da suspensão.
- -Dom Geremias, Arcebispo de Londrina, orienta os Padres para que celebrem as missas de forma abreviada, sem procissões e preces dos fiéis, com homilias curtas e eliminação de alguns cantos. Dom Carlos José, Bispo de Apucarana pede que os horários de missas, nos finais de semana, sejam multiplicados, evitando aglomerações e que, se for possível, as celebrações sejam feitas ao ar livre.
- -Dom Carlos José orienta também que os mutirões de confissão sejam cancelados e que, em todo o período da Quaresma, sejam disponibilizados aos fiéis horários, durante o dia e durante a noite, para se confessarem individualmente. Determino que esta será também a prática em nossa Diocese de Cornélio Procópio.
- -O Decreto do Governador determina a suspensão das aulas nas escolas. Por analogia, nós também vamos suspender os encontros de catequese até que as circunstâncias permitirem a volta.
Em toda esta complexa situação, a oração deve ser o nosso primeiro gesto, pedindo a não propagação do vírus, a cura dos atingidos e a não divulgação do pânico. O bom senso deve orientar todas as nossas ações.
A todos a certeza de minha prece e minha bênção.
Dom Manoel João Francisco Bispo de Cornélio Procópio



OBJETIVO, URGÊNCIAS E PISTAS DE AÇÃO APROVADOS NA 10ª ASSEMBLEIA DIOCESANA 2017-2020 OBJETIVO: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, da Pastoral Orgânica, das novas situações familiares e da realidade juvenil, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo. Igreja em estado permanente de missão ? Criar e fortalecer os COMIPAs, IAM, JM, COMIDI, com a participação de um membro de cada pastoral, movimento, serviço e organismo, acompanhando e despertando o trabalho missionário nas famílias e comunidades; ? Oferecer meios e instrumentos para o trabalho missionário: Formação setorial e paroquial, elaboração de material diocesano. Igreja: casa de iniciação a vida cristã ? Continuar e incentivar a implantação da iniciação a vida cristã (IVC) na catequese, família e juventude; ? Fortalecer e incentivar a Pastoral Orgânica de modo que todos assumam a iniciação à vida cristã como princípio norteador da Ação Evangelizadora, com inspiração bíblica, litúrgica e formação para a vida. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral ? Motivar para que os animadores de grupos de reflexão e das demais pastorais, movimentos, serviços e organismos se apropriem do método da leitura orante, através de encontros de formação para os coordenadores, com temas diferenciados para a juventude. ? Promover formação bíblica/ teológica/ pastoral nas comunidades, utilizando os diversos meios pedagógicos disponíveis. Igreja: comunidade de comunidades ? Dinamizar a vida eclesial nos setores paroquiais, com um olhar atento a realidade familiar e juvenil; ? Fortalecer a pastoral orgânica através do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) em vista da conversão, comunhão e participação na comunidade paroquial. Igreja a serviço da vida plena para todos ? Promover a formação e aprofundamento sobre a Doutrina Social da Igreja, com incentivo a criação de Grupos de Fé e Política e associações comunitárias em defesa da vida e do meio ambiente. ? Despertar e formar novas lideranças; e acompanhamento do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e da Pastoral Juvenil, incentivando novas vocações.Paulo Bueno – Pascom
Mais artigos...
- Diocese de Cornélio Procópio realiza formação de Atualização Pastoral
- Dom Manoel concelebra missa na Basílica de Aparecida-SP
- Mensagem de Dom Manoel sobre Nomeação de Pe. Donizete
- Diocese participa do II Encontro da Pastoral da Educação da Região Sul - debate os desafios para a educação na sociedade contemporânea