Notícias
Dom Marcos José dos Santos, escolheu como lema: “Eu vos escolhi” (Jo 15,16) Ocorreu na tarde deste sábado (20) a Solene Celebração Eucarística que deu início ao Ministério Pastoral de Dom Marcos José dos Santos como 5º Bispo Diocesano de Cornélio Procópio. A cerimônia religiosa foi realizada na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, no mesmo ano em que a Diocese celebra o seu Ano Jubilar. Em espírito de fraternidade e acolhimento, os padres reuniram-se na Cúria Diocesana, para em procissão, acompanharem o novo bispo até a Catedral. Durante o percurso, leigos, crianças da Infância Missionária, jovens do Setor Juvenil e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística deram as boas-vindas a Dom Marcos. A primeira entrada de Dom Marcos à igreja foi marcada pela aspersão dos fiéis, rito que simbolizou o primeiro contato de Dom Marcos com o seu povo. Em seguida, dirigiu-se à capela do Santíssimo para realizar suas orações e, logo depois, tivemos o início da Celebração Eucarística.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na manhã deste domingo, 17 de outubro, uma Carta Aberta dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o deputado estadual Carlão Pignatari. No documento, a CNBB rejeita “fortemente as abomináveis agressões” proferidas da Tribuna da ALESP pelo deputado estadual Frederico D’Avila no último dia 14 de outubro, dia de seu aniversário de 69 anos de presença e serviços ao Brasil.
O político, diz a carta, agiu com ódio descontrolado e desferiu ataques ao Santo Padre o Papa Francisco, à própria CNBB e ao arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes. A CNBB defende que, com esta atitude, o deputado “feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes” e vai buscar uma reparação jurídica a ser corrigida “pelo bem da democracia brasileira”.
Na Carta Aberta, a CNBB afirma se ancorar, profeticamente, sem medo de perseguições, no princípio contido na Gaudium et Spes (“Alegria e Esperança” em latim) sobre o papel da Igreja no mundo contemporâneo, a única constituição pastoral e a 4ª das constituições do Concílio Vaticano II:
“a Igreja reivindica sempre a liberdade a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem (cf. Gaudium et Spes, 76)
A CNBB busca agora, por meio da presidência de seu regional Sul 1, um agenda para entregar pessoalmente o documento ao presidente da ALESP, deputado Carlão Pignatari. Confira, abaixo, a íntegra do documento em versão word e aqui em versão PDF.
Mensagem do Presidente da CNBB
DIA DA PÁTRIA: PRESIDENTE DA CNBB PEDE A BRASILEIROS QUE NÃO SE DEIXEM CONVENCER POR QUEM AGRIDE OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO | ||
- |
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo gravou uma mensagem em vídeo uma mensagem para o Dia da Pátria, celebrado em todo o Brasil no próximo dia 7 de Setembro.
Edição: CNBB #CNBB #DiaDaPatria #7deSetembro #DiaDaIndependencia |
Pai de bondade! | |
Há mais de um ano, temos chorado por tantos irmãos e irmãs que a triste e violenta pandemia arrancou de junto de nós. Chegamos agora a quinhentos mil mortos. Não são apenas números! São pessoas! São nossos filhos e filhas, irmãos, irmãs, amigos, parentes, conterrâneos. Sabemos que uma única morte já é suficiente para entristecer nossos corações. Quanto mais todas essas mortes, muitas vezes sem o mínimo necessário para o tratamento digno como ser humano. Por isso, hoje vos pedimos: acolhei cada um desses filhos e filhas e concedei-lhes a paz eterna! |
|
E a nós dai a graça de trabalhar por um mundo onde se respire solidariedade, acolhimento, partilha, compreensão e resiliência.
Que nossas lágrimas nos lavem da indiferença, do egoísmo e da omissão!
Que a saudade seja estímulo à fraternidade!
E que a fé seja o sustento de nossa esperança!
Pela intercessão da Virgem Mãe Aparecida, olhai pelo Brasil, olhai pelo povo brasileiro.
Amém.
|
Comunicado - 16.06.2021
Assaí, 16 de Junho de 2021ATENÇÃO COMUNIDADE CATÓLICA DE ASSAÍ!!!
Existe uma dupla de Arautos do Evangelho (vestidos com hábito religioso) visitando algumas residências em nossa cidade. Um deles passou pela paróquia comunicando que estariam fazendo essas visitas. Contudo, eles NÃO ESTÃO AUTORIZADOS A PEDIR DINHEIRO E FAZER VISITAS EM NOME DA PARÓQUIA OU DOS PADRES QUE AQUI RESIDEM (Pe. João Carlos e Pe. Osvaldo). Caso queiram fazer uma oração junto a família, fica a critério de quem os recebe.
Paróquia São José de Assaí Diocese de Cornélio Procópio
Na manhã de domingo, 25 de abril, a Paróquia São José de Assaí acolheu o novo Vigário Paroquial, Padre Osvaldo José David . Religioso da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo (CSF), Padre Osvaldo é moçambicano, tem trinta e seis anos de idade e quatro anos de sacerdócio. A celebração foi presidida pelo Padre Cezar Luciano Hernandes Fernandes, Superior da CSF no Brasil. Ao final da celebração, Pe. Osvaldo se dirigiu a comunidade dizendo:
Após a fala do Pe. Osvaldo, o Sr. Marcelo Pereira, coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, usou a palavra para em nome da comunidade paroquial dar as boas-vindas ao novo Vigário e agradecer a presença do Pe. Cezar.Pascom"Bom dia família! Com esta saudação quero agradecer a Deus pelo dom da vida, pela minha vocação e a vocação de cada um de vocês neste dia em que celebramos o dia das vocações. Quero agradecer a Congregação da Sagrada Família na pessoa do Pe. Cezar, nosso Superior Regional, por ter me acolhido nesta região que faz parte da nossa congregação inteira. Quero agradecer a minha comunidade religiosa, na pessoa do Padre João e do Irmão Edivan. Agradecer a comunidade dos irmãos em Cristo da Paróquia São José de Assaí por ter me acolhido, e sobretudo pelas vossas orações. (...) desde quando ainda estava no Moçambique acompanhava pelas redes sociais, mas também aqueles que me escreviam desejando boas-vindas na Paróquia de Assaí. De coração agradeço o vosso acolhimento e as orações. Não trago nada de particular do Moçambique, trago a minha vida e a minha pouca fé, para junto com as vossas vidas partilharmos a experiência de Deus. Espero aprender muito com vocês. Espero partilhar muito a nossa experiência de fé (...). Hoje fui apresentado oficialmente, estou aqui para junto com vocês aprendermos e caminharmos. Muito obrigado meus irmãos."
Seja bem-vindo Pe. Osvaldo!
Seja bem-vindo Pe. Osvaldo! A Paróquia São José te acolhe com alegria! Pe. Osvaldo é nosso Vigário Paroquial. A apresentação oficial acontece na missa de domingo, 25 de Abril, às 10h00.O Pe. Osvaldo José David é de Maxixe, Moçambique. É religioso da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo e foi ordenado sacerdote em 23 de Abril de 2017.Comunicado - 24.04.2021
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!
Paróquia São José de Assaí Diocese de Cornélio Procópio
Boletim Igreja no Brasil
|
_- | Confira o que foi destaque na semana da CNBB no Boletim Igreja do Brasil. Produção: CNBBBoletim: 58AGCNBBApresentação: Bruno FeittosaEdição: CNBB Publicação: 16 de Abril de 2021 |
Foi aberta nesta manhã a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro que reúne todo o episcopado brasileiro ocorre, pela primeira vez na história, de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19, um desafio imposto pelo contexto atual e que exige aprendizado de ferramentas e suporte técnico para os ajustes que se fazem necessários no início dessa experiência nova. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abriu oficialmente o encontro às 8h, no horário de Brasília.
“Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes de Cristo ressuscitado, guiados e movidos pela ação do seu Espírito Santo”, motivou dom Walmor.Dom Walmor Oliveira de Azevedo
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou na sexta-feira, 16 de abril, a mensagem do episcopado brasileiro que reunido, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da CNBB, se dirigiu ao povo neste grave momento. Confira o texto na íntegra:
MENSAGEM DA 58ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB AO POVO BRASILEIROEsperamos novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. (2Pd 3,13)
Movidos pela esperança que brota do Evangelho, nós, Bispos do Brasil, reunidos, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, de 12 a 16 de abril de 2021, neste grave momento, dirigimos nossa mensagem ao povo brasileiro.Expressamos a nossa oração e a nossa solidariedade aos enfermos, às famílias que perderam seus entes queridos e a todos os que mais sofrem as consequências da Covid-19. Na certeza da Ressurreição, trazemos em nossas preces, particularmente, os falecidos. Ao mesmo tempo, manifestamos a nossa profunda gratidão aos profissionais de saúde e a todas as pessoas que têm doado a sua vida em favor dos doentes, prestado serviços essenciais e contribuído para enfrentar a pandemia.
Comunicado
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, graça e paz!
A Paróquia São José informa que as celebrações com a presença do povo serão retomadas, seguindo as orientações do Governo e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, expressas no decreto nº 7020 e na Resolução Sesa 221/2021.
Cronograma: 10/03 – Quarta-feira – 16h00 11/03 – Quinta-feira – 07h00 12/03 – Sexta-feira – 07h00 13/03 – Sábado – 18:00 14/03 – Domingo – 07h00 / 08h30 / 10h00 / 18h00
Importante As Missas serão realizadas apenas na Igreja Matriz São José A capacidade para cada Missa será de 100 pessoas. A entrada será por ordem de chegada até o limite determinado (Não haverá distribuição de senha ou agendamento prévio). É permitido a participação de crianças com idade acima de 8 anos e idosos que estejam fora dos grupos de risco O uso de máscara é obrigatório; Respeite o distanciamento social; Siga as orientações da Equipe de Acolhida; Se apresentar sintomas: fique em casa!
Façamos a nossa parte!