Movimentos
Sub-categorias
-
Capelinhas
Mãe Peregrina de Schoesnstatt
A campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é a ação evangelizadora específica do movimento Apostólico de Schoenstatt, cujo o centro e força propulsora é o Santuário. Seu objetivo é evangelizar, com Maria, visitando as famílias a fim de conduzi-las a um encontro pessoal com Cristo.
A Mãe Peregrina de Schoenstatt parte do santuário, com seu filho Jesus, levando as graças que as famílias precisam para vencer as dificuldades, aflições e angustias do tempo atual. Sua visita abre espaço para que as famílias sejam evangelizadas, pois ela atua como mãe educadora e missionária.
Para melhor compreender a campanha da Mãe Peregrina em sua originalidade é necessário saber algo sobre o santuário de Schoenstatt, por ser ele a fonte de sua origem e o segredo de sua eficiência. O santuário é fruto da livre iniciativa divina e da livre cooperação humana.
O Pe. José Kentenich com um grupo de jovem seminaristas convidaram a mãe de Deus, no dia 18 de outubro de 1914, a estabelecer-se na capelinha selando com ela uma "Aliança de Amor".
Assim podemos constatar que a fundação do santuário de Schoenstatt realizaou-se entre os dois partidários: a Mãe de Deus, como representante do partidário divino e o Pe. José Kentenich como representante do partidário humano.
Em 10 de setembro de 1950, irmã Maria Terezinha Gobbo, entregou a João Luiz Pozzobon uma imagem da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para que a levasse às famílias e rezasse o terço. Com esta imagem ela peregrinou durante 35 anos visitando famílias, escolas, hospitais, prisões e paróquias percorrendo mais de 140.000Km.
Desde 1959, a presença e atuação de Maria multiplicaram-se por meio das pequenas imagens na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.
No dia em que a mãe Rainha estiver visitando a família, esta deverá reunir-se para oração do terço, reflexão bíblica ou do folheto, mensagem de Schoenstantt, apresentando a Deus, por Maria, seus pedidos e agradecimentos.
Na Paróquia São José se Assaí, a Campanha da Mãe Peregrina iniciou-se no dia 1 de outubro de 1996, e atualmente contamos com 34 capelinhas que visitam as famílias da nossa cidade, levando a todas as graças especificas do santuário – a graça do abrigo espiritual, a graça da transformação interior e a graça de fecundidade apostólica.
-
Convidamos todos os homens de nossa paróquia a participarem da reza do Terço dos Homens que acontece todas as segundas-feiras, às 19h30 na Capela São Benedito.
Venha desfrutar desse momento de profunda devoção Mariana vivenciada pelos homens de nossa paróquia.
-
A Legião de Maria nasceu em 7 de setembro de 1921 na Europa e rapidamente se espalhou por todo o mundo.
A arma dos Legionários é a oração do terço.
A Legião de Maria é uma associação de Católicos que, com a autorização eclesiástica, formaram uma legião para servir na luta perpétua da Igreja contra o espírito do mal. Está sob o poderoso comando de Maria Imaculada Medianeira de todas as Graças.
A finalidade da Legião de Maria é a Glória de Deus através da evangelização, oração e santificação de seus membros.
O espírito da legião é o de semelhança ao espírito de Maria: A Legião deseja imitar Maria em sua humildade, sua obediência, doçura angelical, sua oração constante, sua mortificação, paciência, sabedoria, amor corajoso e acima de tudo sua F.
A Fé de Maria, foi no mais alto grau somente por Ela praticada e vivida.
Em Assaí a Legião de Maria chegou em 13 de janeiro de 1974 às quinze horas em uma das salas aos fundos da paróquia. Foi dirigida pela Curie de Cornélio Procópio e teve como diretor espiritual Pe. Dislau Karris.
Hoje o movimento conta com 64 membros, sendo 14 membros ativos e 50 auxiliares.
Representantes atuais:
Presidente: Jelsa Leopoldina Vice-presidente: Antonio Alves da Silva Secretária: Elisa Libanio Tesoureira: Maria José de Carvalho. As reuniões realizam-se todas as quartas-feiras em uma das salas da paróquia.
-
RCC
Renovação Carismática Católica
O Grupo de Oração Emanuel, teve início em 13/11/1991 com o Pároco Pe. Marcos. Foi trazida por um grupo de pessoas da cidade que havia participado de um encontro na cidade de Ibiporã/PR. Por não ter conhecimento, durante certo tempo teve apoio da equipe de Ibiporã para seguir seus encontros, realizados na Igreja Matriz. Teve seu primeiro encontro em 11 e 12 de Maio de 1992 com a coordenação de Maura Menzes. Hoje, com 20 anos de caminhada, tem suas reuniões todas as quinta-feiras no Salão Frei Epifanio a partir das 20:00 horas e a segunda quinta-feira de cada mês é realizada a missa de cura e libertação, a qual foi iniciada quando o Pe. Ricardo estava em nossa paróquia. O movimento conta ainda com encontros anuais de experiência e aprofundamento de oração. Também vinculada ao Grupo de Oração Emanuel encontra-se o Grupo de Jovens Filho do Céu que se reúne todos os domingos a partir das 17:30 horas. Um outro grande fruto deste movimento é o programa na rádio Líder AM “Momento do Espírito Santo” todos os sábados das 13:00 às 14:00 horas. Coordenadores que já passaram pelo Grupo de Oração Emanuel: Maura Menezes; Osvaldo Zoteli; Adilson Lopes; José Galdino; Ivone Rodrigues de Oliveira;Diretoria da Capela
Coordenador(a):
Conrado de Oliveira Neto
Vice coordenador(a):
Leonízio Zamparo
Tesoureiro(a):
Fátima C. Fussuma
1º Secretario(a):
Ivone R. de Oliveira
2º Secretário(a):
José Galdino
-
De acordo com o site oficial do movimento, o “Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.
“O pilar fundamental do movimento é o amor ágape, do qual não existe maior símbolo que o Coração de Cristo”, por isso a espiritualidade do AO está fundamentada na devoção ao Sagrado Coração. Os membros do Apostolado rezam em nome da Comunidade e visitam os doentes rezando e lendo a Palavra de Deus, entre outras atividades. Segundo Amara Collares, presidente arquidiocesana do AO no Rio de Janeiro, “quem é devoto do Coração de Jesus não precisa se preocupar; tudo que se faz e precisa entrega-se nas mãos dEle (Jesus). Ele é o dono de tudo e sabe o que é melhor para cada um. Isso nos dá força para vencer todas as batalhas através de nossa fé.”
As atividades dos membros do Apostolado da Oração não se restringem à oração. Muitos zeladores (como são chamados seus membros efetivos) atuam de forma efetiva no trabalho realizado por diversas pastorais e serviços da Igreja, como a Pastoral da Saúde, por exemplo, com a visitação aos doentes e familiares, entre outras atividades de cunho social.