• Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

Catequese

O Verbo “catequizar” significa “fazer ecoar aos ouvidos” (Katekkéo). Daí o sentido com que é empregado no Novo Testamento: instruir, informar, transmitir, ensinar “de viva voz”. Enfim o termo Catequese no Novo Testamento, significa dar uma instrução a respeito da fé. A Catequese, de fato, tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus (cf CR 31).
Historicamente a Catequese vestiu várias roupas para oferecer uma caminhada de crescimento da fé:
  • No início da Igreja, caracterizou-se como iniciação à fé e vida na comunidade.
  • De 500 a 1.500, Idade Média, como processo de imersão na Cristandade.
  • A partir de 1.500, como instrução, onde a preocupação maior era a clareza da doutrina.
  • Em nossa época, foi se redescobrindo na catequese a importância da iniciação cristã e o seu lugar na comunidade de Fé. A catequese começa a se caracterizar como Educação Permanente da Fé. Inclusive começamos a chamá-la de Catequese Renovada.
A Catequese é um processo de educação da fé:
  • Em comunidade – porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
  • A catequese é dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais da nossa realidade.
  • A catequese é sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do magistério da Igreja.
  • A catequese é permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.
O Documento “Catechesi Tradendae” n.º 21 nos ensina que a Catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, aberta a todos os aspectos da vida cristã, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
Catequese é diferente de evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão. A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21).
Objetivo da Catequese
Aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho, levando o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, centrado na pessoa de Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia Espírito Santo, conduzido a uma entrega do coração a Deus, à comunhão com a igreja, ao compromisso de transformação da sociedade, como um autêntico discípulo missionário frente aos desafios do mundo atual (DGC 80-81) .
Justificativa
Os desafios que apresentam a situação da sociedade, requerem identidade católica mais pessoal e fundamentada. O fortalecimento dessa identidade passa por uma catequese adequada que promova a adesão pessoal e comunitária a Cristo. Para isso, a catequese não pode se limitar a uma formação meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação integral, que leve crianças, jovens e adultos a cultivar a amizade com Cristo na oração, leitura e meditação da palavra Deus, experiência comunitário e litúrgica, serviço aos irmãos e, fundamentos de uma catequese permanente. Por isso assumimos como compromisso, propiciar através de cursos e encontros a nível diocesano, setorial e paroquial, formação que capacite coordenadores e catequistas para o exercício do Ministéri

Nos dias 14 e 16 a Pastoral da Catequese organizou uma "catequese" bíblica para os pais. No dia 14 reuniram-se os pais dos catequizandos dos volumes 1, 2 e 3. No dia 16 foi com os pais dos volumes 4, 5 e adolescentes além doas catecúmenos adultos.
A formação com os pais faz parte do projeto de iniciação à vida cristã e animação bíblica, segundo o Plano Pastoral Paroquial.
Na primeira formação, no dia 14, a formação foi conferida pelo Pe. Paulo Cesar, já no dia 16 a formação ficou à cargo do Pe. Wagner Zacarias Rufino.
Pastoral da Comunicação.

No último domingo, dia 13, na missa das 09h30, um grupo de 43 catequizandos da Paróquia São José, iniciou oficialmente o caminho catecumenal, em preparação à recepção dos Sacramentos da Iniciação Crista.
Dentre outras coisas, Pe. Wagner frisou durante a celebração a necessidade e importância de termos uma catequese que ajude os catequizandos a experimentarem Jesus e não somente uma catequese sacramentalizadora.
Num diálogo com os catequizandos e seus pais, estes demonstraram interesse livre de continuar no caminho do seguimento do Senhor, apoiados pela comunidade.
Pe. Wagner Zacarias Rufino.

“A formação de bons catequistas é o desafio número um da Igreja no Brasil de hoje.
São importantes as escolas catequéticas tão insistentemente solicitadas pelos
catequistas e recomendadas pelo magistério” (CR 149).

Aconteceu no dia 5 de fevereiro (terça-feira) o primeiro dia de formação para os Catequistas. O encontro promovido pelo pároco, Pe. Wagner, e pela pastoral da Catequese contou com a participação de vários catequistas.
A formação se constitui num grande desafio na nossa história contemporânea onde os valores são questionados e a dimensão da fé cada vez mais fragmentada.
O Diretório Nacional de Catequese aponta para estes desafios afirmando que: “O momento histórico em que vivemos, com seus valores e contravalores, desafios e mudanças, exige dos evangelizadores preparo, qualificação e atualização. Nesse contexto, a formação catequética de homens e mulheres ‘é prioridade absoluta’” (DGC 234). Os recentes documentos da Igreja estimulam a formação inicial e permanente dos seus agentes: “Qualquer atividade pastoral que não conte, para a sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas coloca em risco a sua qualidade” [DGC 234; cf. CDC 773 a 780] (cf.DNC, n.252).
Esperamos com alegria todos e todas as catequistas para o segundo dia de formação, nesta quarta-feira (6 de fevereiro) às 20h no salão Frei Epifânio.

PASCOM - ASSAÍ




No sábado, 15 de fevereiro, às 15h00min, aconteceu no salão Paroquial a primeira reunião e formação do ano de 2014 com os pais da catequese. Nessa oportunidade o Padre Wagner exortou a todos que se mantenham firmes na educação da fé aos próprios filhos. Já no domingo, às 9h30min, na Igreja Matriz, foi celebrada a missa de abertura do ano catequético, momento no qual o Padre Wagner agradeceu a todos os catequistas da Paróquia São José pelo empenho e dedicação.
PASCOM

Voltar

Função Nome Telefone E-mail
Coordenador(a): Silvana Lajarin Pereira (43)3262-0180 JLIB_HTML_CLOAKING
Vice Coordenador(a): Marcelo Pereira
Tesoureiro(a): Tiago Estevam Marques
Secretário(a): Rosa Satie Shigaki
Equipe
Resp. Santa Luzia
Resp. Santa Paula
Resp. São Benedito
Resp. São Vicente Maria Evangelina da Silva

Pagina 1 de 3

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula