Ministros
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Esperança e Palavra
Na tradição Cristã, o ministério da Palavra é o primeiro ministério, pois é chamado a suscitar a fé e a educá-la.
O serviço de ministros extraordinários teve início na paróquia São José de Assaí, nos idos de 1970, na época que pertencia à diocese de Jacarezinho, com designação dos 2 primeiros ministros extraordinários da nossa paróquia: Amaro Monteiro e Guenji Assaoka. Com o tempo e conforme as necessidades, a equipe foi crescendo com a designação de novos membros. Hoje a equipe conta com 43 ministros leigos: 33 na cidade e 10 nas capelas rurais. Entre estes, 10 são ministros da palavra.
Os ministros extraordinários ou leigos servem nas missas, conforme escalados, ajudando a servir a sagrada comunhão aos fiéis, bem como visitam os fiéis doentes ou idosos levando a comunhão.
Os ministros no exercício de seu ministério, prestam preciosa colaboração na assistência espiritual aos enfermos e idosos. Os ministros estão regulados por normas da Igreja e possuem muitas vezes uma longa tradição. Mas as mudanças recentes nas situações particulares ou regionais têm favorecido a criação e ainda poderão suscitar outros serviços pastorais, que respondam às necessidade das pessoas e comunidades. Os ministros da palavra, além de servirem a sagrada comunhão são escalados para presidirem da celebração da palavra, conforme a necessidade da paróquia. Os ministros podem atender também os ritos de exéquias conforme as precisões do sacerdote.


Retiro dos Ministros
Na manhã deste domingo, 13 de julho aconteceu a Manhã de Espiritualidade dos Ministros Extraordinários da Palavra e da Sagrada Comunhão, no Santuário Santa Paula Elisabete Cerioli. A manhã teve início com a Santa Missa às 08h00; em seguida foi feita uma reflexão o ponto 5.5 do Documento da CNBB 100, que trata dos leigos como sujeitos da conversão pastoral. Houve um tempo para oração pessoal, a Lectio Divina comunitária, concluindo-se com a celebração da Hora Média.
