Panib
A pastoral Nipo-Brasileira, conhecida pela sigla PANIB, existente em diversas paróquias onde existe um significado número de fiéis de origem japonesa, especialmente no estado de São Paulo, tem por finalidade incentivar e apoiar os nipo-brasileiros a viver melhor na Igreja Católica, crescendo na fé em Cristo Jesus.
A PANIB tem por missão evangelizar os nipo-brasileiros através do anúncio da Boa Nova do Evangelho, levando-os à solidariedade humana e também à comunhão eclesial e à participação da comunidade paroquial. A Panib é uma associação cívico-religiosa que congrega os missionários católicos que se dedicam à evangelização dos japoneses e seus descendentes no Brasil.
A história da PANIB em Assaí tem início no ano de 1999 com um diálogo entre o então pároco, Padre Girolamo Zonca, o padre Haruo Sassaki - Assessor da PANIB na diocese de Cornélio Procópio - e o Senhor Pedro Takao Aoki dando assim início aos trabalhos para a fundação da Pastoral na Paróquia São José de Assaí.
Em 18 de Junho do mesmo ano foi fundada oficialmente a PANIB. Desde o inicio a PANIB trabalhou junto com a FUNJIN-KAI (Associação de Senhoras Católicas de Assai) no desenvolvimento de diversas atividades como palestras e formações. Com o passar dos anos diversificaram-se as atividades. Atualmente são realizado encontros semanais, palestras, estudos bíblicos, orações e ensaio de cantos litúrgicos. A PANIB também promove a missa celebrada nos idiomas brasileiro/japonês que é presidida pelo Padre Haruo Sassaki a cada 2 meses.
A PANIB tem encontros semanais realizados nas terças-feiras às 20:00 horas no salão Funjinkai e seu coordenador é Luiz Toshio Morimoto.
15 anos da Pastoral Nipo-Brasileira em Assaí


 
  
 
Pastoral da Comunicação - Assaí
Reunião com a PANIB em vista da Novena de São José

Pascom
A PANIB Assaí convida
PANIB – laços de amor que nos unem a Cristo
|  A Pastoral Nipo-Brasileira  Assaiense comemorou neste domingo com Celebração de Missa  e um jantar  especial o 13º ano  da  atuação da PANIB na comunidade. Essa  realidade presente em nossa comunidade estreita os laços de amizade, amor e respeito que unem as pessoas entre si e ao mesmo tempo à Cristo.A Pastoral iniciou com a idealização e apoio do Pe. Jerônimo Zonca; onde ressaltava a  importância do grande trabalho de evangelização oferecido à  realidade apresentada em nossa comunidade devido ao grande número de descendentes japoneses que aqui residem   e mantém sua cultura. A  diversidade de culturas  oferece à comunidade subsídios  para interação com o outro e com o  diferente;  num movimento de respeito mútuo em prol da unidade.Assim as famílias de origem nipônica mantém a tradição de encontros realizados em língua japonesa  como forma de adoração a esse Deus que nos une  num mesmo coração, cheio de amor  por meio da oração.A valorização da diferença de culturas abre os braços para acolher de modo consistente a pessoa do outro num gesto de comunhão fraterna com Cristo.Pe. Massimo Crotta, ao agradecer à comunidade nipo-brasileira pelo trabalho de evangelização prestado à comunidade;  enfatiza o exemplo de João Batista, que em sua história se apresentou  como profeta de um Deus novo, moderno para sua época, através de  um nascimento extraordinário  devido à realidade em que estava inserido os pais de João Batista e que  acolhiam um Deus desconhecido.  Ressaltou ainda a importância de acolhermos à esse Deus que gerou João Batista e que nos profetizou sobre seu filho Jesus Cristo; nosso Senhor. Finaliza desejando um fraterno abraço de agradecimento  à todos que contribuem com essa obra de evangelização  na comunidade assiense.PASCOM – Lúcia Hayashida | 
| Veja as fotos! | 

 
 
                 
                     
                  
 
                 
                     
                  
 
                 
                     
                 













