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Catequese

O Verbo �catequizar� significa �fazer ecoar aos ouvidos� (Katekk�o). Da� o sentido com que � empregado no Novo Testamento: instruir, informar, transmitir, ensinar �de viva voz�. Enfim o termo Catequese no Novo Testamento, significa dar uma instru��o a respeito da f�. A Catequese, de fato, tem por objetivo �ltimo fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus (cf CR 31).
Historicamente a Catequese vestiu v�rias roupas para oferecer uma caminhada de crescimento da f�:
  • No in�cio da Igreja, caracterizou-se como inicia��o � f� e vida na comunidade.
  • De 500 a 1.500, Idade M�dia, como processo de imers�o na Cristandade.
  • A partir de 1.500, como instru��o, onde a preocupa��o maior era a clareza da doutrina.
  • Em nossa �poca, foi se redescobrindo na catequese a import�ncia da inicia��o crist� e o seu lugar na comunidade de F�. A catequese come�a a se caracterizar como Educa��o Permanente da F�. Inclusive come�amos a cham�-la de Catequese Renovada.
A Catequese � um processo de educa��o da f�:
  • Em comunidade � porque � algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
  • A catequese � din�mica � porque est� sempre atenta �s situa��es hist�ricas e sociais da nossa realidade.
  • A catequese � sistem�tica � porque organiza uma programa��o para facilitar o conhecimento das verdades da f�, da Palavra de Deus e do magist�rio da Igreja.
  • A catequese � permanente � porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.
O Documento �Catechesi Tradendae� n.� 21 nos ensina que a Catequese tem como tarefa a inicia��o crist� integral e sistem�tica na f�, aberta a todos os aspectos da vida crist�, motivando os catequizandos � ades�o a Jesus Cristo.
Catequese � diferente de evangeliza��o que � o primeiro an�ncio do evangelho e nos leva � convers�o. A catequese tem como tarefa a inicia��o global e sistem�tica da f�. Por meio da catequese � assimilada a doutrina e as verdades da f� que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimens�o pessoal como na dimens�o da comunidade crist�. N�o � algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida crist� (CT 21).
Objetivo da Catequese
Aprofundar o primeiro an�ncio do Evangelho, levando o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mist�rio de Deus, centrado na pessoa de Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia Esp�rito Santo, conduzido a uma entrega do cora��o a Deus, � comunh�o com a igreja, ao compromisso de transforma��o da sociedade, como um aut�ntico disc�pulo mission�rio frente aos desafios do mundo atual (DGC 80-81) .
Justificativa
Os desafios que apresentam a situa��o da sociedade, requerem identidade cat�lica mais pessoal e fundamentada. O fortalecimento dessa identidade passa por uma catequese adequada que promova a ades�o pessoal e comunit�ria a Cristo. Para isso, a catequese n�o pode se limitar a uma forma��o meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de forma��o integral, que leve crian�as, jovens e adultos a cultivar a amizade com Cristo na ora��o, leitura e medita��o da palavra Deus, experi�ncia comunit�rio e lit�rgica, servi�o aos irm�os e, fundamentos de uma catequese permanente. Por isso assumimos como compromisso, propiciar atrav�s de cursos e encontros a n�vel diocesano, setorial e paroquial, forma��o que capacite coordenadores e catequistas para o exerc�cio do Minist�ri

Com a finalidade de obter dados concretos sobre os catequistas no Brasil, e de como est� sendo sua presen�a nas par�quias, dioceses e Regionais, que a Comiss�o Episcopal Pastoral para a Anima��o B�blico�catequ�tica, da Confer�ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), montou uma plataforma para cadastrar os catequistas do Brasil atrav�s do site da CNBB.
�A proposta nasce da necessidade de termos um banco de dados da catequese, que possa contribuir na dinamiza��o do trabalho de evangeliza��o�, explicou a assessora da Comiss�o, Cec�lia Rover.
As informa��es deste cadastro de catequistas ser�o processadas e permitir�o a elabora��o dos distintos projetos de evangeliza��o com maior aproveitamento, partindo de uma realidade concreta de cada regi�o.
�� importante que voc�, catequista, fa�a o seu cadastro, na certeza de que est� contribuindo para o crescimento do saber catequ�tico em vista de uma catequese que forma para o discipulado�, sublinhou o presidente da Comiss�o Episcopal Pastoral para a Anima��o B�blico-catequ�tica, dom Jacinto Bergmann, que � arcebispo de Pelotas (RS).

Primeira Eucaristia: Sacramento do Amor

Na manh� deste domingo, 20 de maio; a comunidade Cat�lica� Assaiense �tem muitos motivos para festejar; na Par�quia S�o Jos� foi ministrado com a solenidade que o momento exige, �o Sacramento da� Primeira Eucaristia; sacramento deixado pelo pr�prio Jesus, �� 108 crian�as, ��adolescentes e jovens; como sinal de gra�a e de presen�a do Cristo Ressuscitado no meio de n�s. �Mais uma etapa alcan�ada na caminhada da busca de crescimento da f� num trabalho em conjunto de catequistas, pais e comunidade; no intuito de fazer� o anuncio desse primeiro Amor por cada um de n�s; principalmente no meio familiar e tamb�m em meio � sociedade.� Com a experi�ncia de comungarmos do Corpo e Sangue de Jesus Cristo nos unimos a Ele� e assim formamos um s� Corpo.
Eucaristia � a��o de gra�as; � vivenciar o louvor em agradecimento � Deus;� � sinal de b�n��os que recebemos do c�u atrav�s do Esp�rito Santo; fruto do amor de Deus Pai e Deus Filho por cada um de n�s. Um sinal de unidade � esse Cristo que vive e reina no meio de n�s. � Jesus Cristo fonte de vida e salva��o.
E com grande alegria toda comunidade partilha dessa gra�a e comunga com os catequizando desse grande� sacrif�cio� de adora��o, gra�a e louvor.
Que Jesus preencha os cora��es de cada catequizando e de suas respectivas fam�lias a fim de que ao mantenham firmes na f� , na alegria, na perseveran�a das lutas do dia-a-dia e na comunh�o de amor para com o pr�ximo com esp�rito renovado de paz e fraternidade.

Pascom - L�cia Hayashida

Crisma

No dia 15 de novembro passado 112 jovens receberam o sacramento da crisma em nossa par�quia. Depois de cinco anos de prepara��o e muito empenho e dedica��o de nossos catequistas esse momento t�o esperado por todos enfim chegou.
N�o devemos confundir a crisma (que � um sacramento), com o crisma (que � o �leo para ungir). Crisma � uma palavra que vem do grego, e � aparentado com o nome Cristo (isto �,ungido). O crisma � consagrado pelo Bispo na quinta-feira santa.
Nos primeiros s�culos do cristianismo, a crisma era administrada ordinariamente logo depois do batismo, sendo chamado tamb�m de confirma��o. Na crisma, Jesus Cristo nos torna cheios do Esp�rito Santo, que nos assiste afim de que saibamos confessar a nossa f� com const�ncia e convic��o, e defend�-la com coragem.
Ele deve dar-nos for�a, para a luta contra os inimigos da nossa salva��o: o dem�nio, as m�s inclina��es que est�o dentro de n�s, e de nos tornarmos capazes de cooperar na salva��o do mundo.
Pela gra�a da crisma tornamo-nos soldados de Jesus Cristo. A crisma � por assim dizer o acabamento do batismo. A palavra �confirma��o�, sin�nimo de �crisma�, significa justamente: corrobora��o, fortalecimento.
O crisma imprime em nossa alma um sinal indel�vel chamado �car�ter�. Este sinal � como que o selo de que somos soldados de Cristo e cooperadores do seu reino. E com a for�a do Esp�rito Santo, n�s poderemos cumprir a nossa miss�o de crismados.
Toda pessoa batizada deve tamb�m receber a crisma. Quem n�o recebe por culpa pr�pria, peca por fazer pouco caso do Esp�rito Santo e de seus dons. Embora, h� que se ressaltar que o crisma n�o � absolutamente necess�rio para a salva��o.
�N�o sejamos mais crian�as jogadas pelas ondas, e levadas para c� e para l� por qualquer vento de doutrina, � merc� da ast�cia dos homens, e da sua insidiosa mal�cia a servi�o do erro, mas pelo contr�rio, atendo-nos � verdade, cres�amos em todos os sentidos pela caridade, para sermos como aquele que � cabe�a, Cristo�(Ef 4,14 15).

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