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A cidade de Aparecida (SP) recebeu, de 24 a 27 de julho, aproximadamente de 900 comunicadores cat�licos de todo o Brasil que participaram do 4� Encontro Nacional da Pastoral da Comunica��o (Pascom) e do 2� Semin�rio Nacional de Jovens Comunicadores. Promovidos pelas Comiss�es Episcopais para a Comunica��o e Juventude da Confer�ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os eventos tiveram como tema �Comunica��o, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital�.
O arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comiss�o Episcopal Pastoral para a Comunica��o da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, ressaltou a relev�ncia e os frutos do encontro. Segundo o bispo, o evento gerou uma grande esperan�a, pois o n�mero de participantes ultrapassou as expectativas. Para dom Dimas, a ades�o confirma o que Diret�rio de Comunica��o da Igreja no Brasil se prop�e: criar uma cultura da comunica��o na Igreja no Brasil.
�Assumimos a consci�ncia de que vivemos, como disse o papa em�rito Bento XVI, num continente digital, passamos a entender que a Internet n�o � um mero instrumento, mas uma ambi�ncia na qual as novas gera��es s�o formadas. Mais uma vez precisamos adequar a linguagem do Evangelho anunciado para que ele seja interessante e intelig�vel �s novas gera��es, sobretudo dos nativos digitais. A Comiss�o para a Comunica��o e Juventude, trabalhando de m�os dadas, s� pode produzir bons frutos�, disse dom Dimas. O bispo lembrou tamb�m a mensagem enviada pelo papa Francisco, em que afirma n�o ser suficiente a rede de computadores, quando se faz necess�rio fortalecer a rede de pessoas.
Diretamente de Roma, por meio de videoconfer�ncia, o presidente do Pontif�cio Conselho para as Comunica��es Sociais, dom Claudio Maria Celli, recordou aos participantes que a Igreja cresce por meio da atra��o fraterna, do testemunho. Segundo dom Celli, este � o tema forte da teia comunicativa da Igreja. O bispo citou a mudan�a cultural que as tecnologias oferecem, por j� n�o serem instrumentos, mas ambientes de vida onde a Igreja precisa ser presen�a.
J� o diretor da Revista Civvitt� Cattolica e escritor da �rea de web, padre Antonio Spadaro, em sua confer�ncia, falou que �a Internet n�o existe, a rede n�o existe! O que existe s�o pessoas interagindo�. Para Spadaro, a Igreja n�o � chamada a ser moderna, mas interpretar teologicamente a rede e compreender como essa realidade est� presente no plano de Deus para a humanidade. �Esta � a tarefa para a qual fomos chamados�, acrescentou.
De acordo com o padre, o desafio trazido pela era digital est� em como viver nos tempos de rede, no qual comunicar n�o � somente transmitir a mensagem, mas sim compartilhar, interagir.
Spadaro apontou a modifica��o do esquema de comunica��o feita pelo papa Francisco, j� no dia de sua elei��o. �Aquele que vinha para dar a ben��o aos que estavam na pra�a � sua espera � o que primeiro pede para que por ele rezem e se inclina. Comunica��o n�o � mais o envio de uma mensagem, mas a intera��o. N�o h� comunicador e receptor, e sim intera��es�, lembra Spadaro. Para ele, �a comunica��o de Francisco se d� com a totalidade do ser n�o somente com a palavra, mas no olhar, nos gestos, no sorriso, em seu rosto�.
Ao pensar na dimens�o da comunica��o da Igreja, a assessora nacional da Comiss�o Episcopal Pastoral para a Comunica��o, irm� �lide Maria Fogolari, analisou a evolu��o do encontro, que come�ou com 140 pessoas na primeira edi��o e viu o n�mero de participantes aumentar a cada ano. �Avalio a partir desse crescimento de participantes que a comunica��o est� se articulando de forma consciente, profunda e profissional na Igreja do Brasil. Podemos dizer que a comunica��o est� se concretizando e estamos conseguindo criar a cultura da comunica��o que j� come�a a fazer parte dos valores e da vida e da din�mica da Igreja�, avalia.
Para o assessor nacional da Comiss�o para a Comunica��o, padre Clovis Andrade de Melo, o maior fruto do encontro � perceber que os participantes saem entusiasmados e conscientes da import�ncia da miss�o de evangeliza��o no ambiente digital. �Diante das reflex�es, desfez-se a ideia de estar em v�rias redes sociais e entendeu-se que � preciso ser presen�a de testemunho e coer�ncia no ambiente digital, que isso sim faz a diferen�a. N�o basta colocar conte�do, � a presen�a do crist�o que testemunha com exemplo e atitude que ganha for�a maior�. O assessor afirmou que o encontro teve fim ontem, mas � apenas o in�cio de uma nova etapa para a miss�o dos comunicadores.
Fonte: CNBB

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