A China � hoje o maior mercado de internet do mundo. Existem mais de 221 milh�es de blogs, 181 milh�es de blogueiros e 235 milh�es de usu�rios de redes sociais, segundo informa��es da Red Ant (organiza��o inglesa especializada em an�lise de internet e redes sociais). O cen�rio da m�dia social � complexo, vasto e sempre em mudan�a. Tamb�m, progressivamente, as redes sociais est�o se tornando parte crucial da vida do povo chin�s, sendo um dos poucos meios que saltam as barreiras impostas pela censura do governo � informa��o. Atualmente, existem milh�es de cadastrados nas diversas redes sociais chinesas. O Sina Weibo � o maior microblogging do pa�s. Seus usu�rios s�o executivos entre 20 e 30 anos de idade e 48% dos usu�rios acessam o microblog em seus telefones celulares, segundo dados da Funda��o Centro Unit�rio para a Coopera��o Mission�ria na China (Fondazione Cum). O Weibo.com � que � uma c�pia do Twitter � tem mais de 200 milh�es de inscritos, mais do que toda a popula��o brasileira. O governo chin�s nomeou 700 censores para administrar o microblog. Como o alfabeto chin�s � baseado em ideogramas, e cada ideograma tem um ou v�rios significados, a quantidade de informa��es em 140 caracteres � muito superior ao do alfabeto latino, na qual um conjunto de letras define um significado apenas, fazendo assim com que os chineses consigam transpor a barreira da censura no pa�s com um elevado fluxo de informa��es. Segundo o assessor da Comiss�o Episcopal Pastoral para a Comunica��o Social da Confer�ncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Clovis Andrade de Melo, o impacto das redes sociais na humanidade est� mudando as rela��es interpessoais. �As redes sociais s�o um caminho sem volta. � um espa�o din�mico de conv�vio social. A censura s� aumenta o desejo por conhecimento pois, quem tem a informa��o, tem o poder em suas m�os. Por isso a China tem em sua pol�tica o bloqueio parcial da informa��o, que na minha opini�o � uma pol�tica equivocada�, explicou. N�o somente o Twitter � clonado, como no caso do site Weibo, as outras redes sociais tamb�m o s�o, como o Facebook, Blogger, Google+, LinkedIn, Instagram, Flickr, Youtube, al�m dos famosos motores de buscas, como o Google, Bing, Yahoo. A lei chinesa quanto a utiliza��o das redes sociais para fins pol�ticos e cr�ticas sociais � bastante rigorosa. Um dos casos mais representativos � o de Chen Wei, 42 anos, que em dezembro passado foi condenado a nove anos de pris�o por quatro artigos publicados em seu blog. A acusa��o � de "incita��o � subvers�o contra o poder do Estado". Na verdade, Chen foi detido em fevereiro de 2011 por querer �promover a Primavera �rabe� na China, inspirada nas revoltas no Oriente M�dio. Para o jesu�ta e integrante do Pontif�cio Conselho para as Comunica��es Sociais, padre Ant�nio Spadaro, profundo estudioso das m�dias sociais, as redes sociais n�o s�o um meio de comunica��o, mas o lugar da comunica��o. �N�o podemos pensar a rede como um instrumento, mas sim um lugar que nos permite existirmos no mundo digital�, disse o padre Spadaro em sua palestra, em Bras�lia (DF) no �ltimo dia 19 de maio, no Semin�rio para Jovens Comunicadores promovido pela CNBB. Ainda de acordo com o padre Spadaro, hoje nenhuma mensagem passa se ela n�o for transmitida atrav�s de uma rela��o. �Comunicar n�o significa transmitir, mas relacionar-se. � justamente por isso que muitos canais de televis�o est�o morrendo pois, os �nicos canais que sobreviver�o ser�o aqueles que criarem a capacidade de interagirem com o p�blico. A l�gica das redes sociais nos faz compreender que o conte�do oferecido est� sempre ligado a pessoa que o oferece, n�o existindo assim comunica��o neutra, ela sempre ser� parcial�, explicou.No BrasilAs redes sociais fazem o maior sucesso em terras tupiniquins. Pesquisas apontam que um em cada tr�s brasileiros est� conectado a internet, o que equivale a 70 milh�es de pessoas. O brasileiro gasta, em m�dia, 23 horas e 12 minutos aos m�s com internet. Entre os conectados, 79% utilizam as redes sociais, ou seja, 55 milh�es de pessoas. S� para ter ideia do crescimento das redes sociais no pa�s, somente em 2008, o Twitter cresceu 1382%.
O episcopado brasileiro tamb�m faz parte das estat�sticas e se utiliza das novas ferramentas para a evangeliza��o. Seja na pessoa do cardeal, arcebispo e bispo, quanto de uma arquidiocese, diocese ou prelazia, as redes sociais s�o parte integrante da comunica��o social moderna. As redes mais usadas s�o o Facebook e o Twitter. Um dos bispos mais atuante � o cardeal arcebispo de S�o Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. "Sa�do a todos voc�s, que ajudam a anunciar, tamb�m aqui no mundo digital, que �Deus habita esta cidade�! Se Jesus pregasse o Evangelho hoje, usaria tamb�m a imprensa escrita, o r�dio, a TV, a internet, o Twitter. D� uma chance a Ele!", postou o arcebispo em sua estreia na m�dia social.Vis�o do Papa�Verdade, proclama��o e autenticidade da vida na era digital�, esse foi o t�tulo da mensagem do papa Bento XVI para o 45� Dia Mundial das Comunica��es, no ano de 2011. O papa enalteceu pontos positivos da utiliza��o das redes sociais como a promo��o do di�logo, mas alertou para algumas condi��es: �Entrar no ciberespa�o pode ser sinal de uma busca aut�ntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas estejam atentas e evitem perigos como o de se inserir em uma esp�cie de exist�ncia paralela ou de o exposi��o excessiva ao mundo virtual�. No dia 28 de junho de 2011, o papa estreou no Twitter. Segundo o pr�prio Pont�fice, o objetivo foi divulgar o lan�amento de um portal de not�cias do Vaticano, o News.va. �Queridos amigos, acabei de lan�ar o News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas ora��es e b�n��os. Bento XVI�, foi o primeiro post do Sumo Sacerdote, na rede social.