Cornélio Procópio, 17 de março de 2020 Aos Padres, Lideranças e demais Fiéis da Diocese de Cornélio Procópio.
Caros Irmãos e Irmãs
Diante da insistência para que eu, enquanto Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, a exemplo de outros Bispos, também publique uma orientação que ajude a impedir o avanço do novo coronavirus, peço a todos os irmãos e irmãs que:
- -Enquanto cidadãos e cidadãs responsáveis e conscientes de seus deveres cívicos, atendam o que determina o Governador de nosso Estado no artigo 3º do Decreto 4230 de 16 de março de 2020, a “suspensão de eventos abertos ao público, de qualquer natureza, com aglomeração acima de cinqüenta pessoas”. Chamo a atenção para o que diz o texto: “eventos abertos ao público de qualquer natureza”. Portanto, eventos de natureza religiosa estão inclusos. O Decreto não determina por quanto tempo a suspensão vai vigorar. Vamos ficar aguardando alguma Portaria, por parte do Governo, determinando o fim da suspensão.
- -Dom Geremias, Arcebispo de Londrina, orienta os Padres para que celebrem as missas de forma abreviada, sem procissões e preces dos fiéis, com homilias curtas e eliminação de alguns cantos. Dom Carlos José, Bispo de Apucarana pede que os horários de missas, nos finais de semana, sejam multiplicados, evitando aglomerações e que, se for possível, as celebrações sejam feitas ao ar livre.
- -Dom Carlos José orienta também que os mutirões de confissão sejam cancelados e que, em todo o período da Quaresma, sejam disponibilizados aos fiéis horários, durante o dia e durante a noite, para se confessarem individualmente. Determino que esta será também a prática em nossa Diocese de Cornélio Procópio.
- -O Decreto do Governador determina a suspensão das aulas nas escolas. Por analogia, nós também vamos suspender os encontros de catequese até que as circunstâncias permitirem a volta.
Em toda esta complexa situação, a oração deve ser o nosso primeiro gesto, pedindo a não propagação do vírus, a cura dos atingidos e a não divulgação do pânico. O bom senso deve orientar todas as nossas ações.
A todos a certeza de minha prece e minha bênção.
Dom Manoel João Francisco Bispo de Cornélio Procópio