A Palavra do Pastor - Advento
  • Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Palavra do Pastor - Advento

“Hoje sabereis que o Senhor vem e nos salva; amanhã vereis a sua glória(Ex 16,6).

A Igreja iniciou o seu novo ano litúrgico no dia 27 de novembro próximo passado. Ela nos propõe liturgicamente o Advento como tempo de preparação ao nascimento de Jesus(Natal) e nos apresenta também um tempo oportuno de celebração da vinda gloriosa de Cristo no fim do mundo (Advento escatológico). O Advento que durará 28 dias, quando cada cristão é chamado a abraçar as práticas religiosas indicadas e iluminadas pela Palavra de Deus e pela Igreja para que todos estejam bem preparados para celebrar o nascimento de Jesus e sitonizados a sua segunda vinda.
A palavra de Deus que ilumina as celebrações do Advento está centrada nas pessoas de Isaias, João Batista e Maria. Através das leituras do profeta Isaias estão os ecos da grande esperança do povo escolhido que durante séculos viveram momentos muito difíceis e decisivos da sua história. Assim hoje, as mensagens do profeta Isaias proclamadas se tornam anúncio de esperança para todos os seguidores de Jesus na vida de Igreja. Já o anúncio de João Batista, o último profeta, resume os seus ensinamentos na necessidade de uma preparação pela conversão pessoal e comunitária e pela penitência que ajuda as pessoas de fé a preparar os caminhos do Senhor(Is.10-4) e oferece a Israel o “conhecimento da salvação”, e o mais importante, aponta o Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” já presente no meio do seu povo (Jo. 1,29-34). e agora no meio de nós que formamos o novo povo de Deus.
Não podemos esquecer que o Advento como tempo enriquecido por celebrações do mistério da vinda do Senhor, mistério que se acha ligado à cooperação de Maria. É preciso ver que a festa da Imaculada Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro, não significa uma ruptura da unidade deste tempo litúrgico, mas seja visto como parte do mistério, Maria como modelo da humanidade redimida, No prefácio da solenidade da Imaculada Conceição rezamos: “Nela nos destes as primícias da Igreja,esposa de Cristo sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza. Puríssima, na verdade, devia ser a virgem que nos daria o Salvador”.
O grande ensinamento teológico do Advento é o mistério da vinda do Senhor Jesus na história, vivido na recordação e na unidade. O rico tempo de Natal nos recorda o compromisso missionário da Igreja e de cada um de nós em preparar e colaborar, como fiéis dedicados, na construção do reino de Deus. A Igreja deve levar adiante do projeto do Pai que enviou o seu Filho e no Espírito Santo que quer a salvação para toda a humanidade.
O Advento nos prepara com muita alegria na certeza da presença de Deus para a grande festa do Natal. Aproxima-se, portanto, a data em que a Igreja comemora o nascimento de Jesus. Vamos nos preparar bem para sentirmos a presença de Jesus em nosso meio. A família de Jesus, os pastores e seus amigos, participaram intensamente de seu nascimento, de sua formação e de sua preparação para a missão que o Pai lhe confiou.
Aproxima-se mais uma vez o Natal do Senhor. Os dons de Deus dados a cada pessoa são graças. Deus, porém se reserva o direito de pedir aos homens e mulheres participação completa em sua obra, colocando a Caridade e o amor fraterno no centro de nossa vida cristã, principalmente levando e vivendo com seriedade o nosso tempo do Advento.
Vamos achar um tempo para a oração pessoal e diária para a leitura da Palavra de Deus. Pois, agora é hora da benção: Jesus chega para todos nós. Feliz Natal a todos!
Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula