A Palavra do Pastor - Novos sacerdotes para diocese
  • Nossa História

  • Cada Comunidade uma Nova Vocação

  • Novena a Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Palavra do Pastor - Novos sacerdotes para diocese

“Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mt 4, 19)

A formação dos presbíteros vive um novo momento de luzes e esperança com a aprovação, em 2010, das diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil. As diretrizes visam formar presbíteros discípulos e missionários de Jesus Cristo, servidores da vida e cheios de misericórdia. Estas diretrizes para a formação do clero é portadora de muita alegria para as dioceses do Brasil.
A nossa alegria vem de Deus. A nossa Diocese vive esta alegria pela ordenação de mais dois novos sacerdotes. E esta  alegria é um dom do Espírito Santo que não merecemos, mas Deus na sua bondade, nos dá a satisfação de ver crescer o número de presbíteros para a nossa ação evangelizadora e  de acolher os dois novos sacerdotes da Diocese:  padre Élcio José da Silva e padre Gilmar Tito Ribeiro. Padre Élcio, natural de Monte Belo-MG, exercerá o seu sacerdócio na Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Figueira,  e o padre Gilmar, natural de Rancho Alegre, terá a missão como Vigário Paroquial da Paróquia “Imaculada Conceição” de Jataízinho.
O próprio Evangelho nos diz que Jesus, dirigindo aos Apóstolos lhes disse: “Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt.4,19). Sabemos que eles seguiram na alegria, deixando tudo para estar e seguir o Mestre. O padre Élcio foi ordenado no dia 8 de  julho e o padre Gilmar no dia 16 de julho. Também eles, dentro de uma atitude alegre e dentro de uma visão de fé e amor, assumem  a vida sacerdotal, comprometendo-se com o chamado de Deus e com a necessidade do povo.
O nossos amigos, Gilmar e Élcio, considerando os vários compromissos da vida cristã, abraçam o serviço nas comunidades cristãs e o fazem com muita alegria a partir da ordenação oferecendo a vida a Deus como ministros do Senhor. Pois eles, ungidos pelo sacramento da Ordem, receberam a graça de servidores do povo de Deus  para que este mesmo povo possa cumprir a sua vocação.
Deus sempre dá pastores aos seus filhos e filhas para a organização do povo de Deus; dedicar-se às crianças; acompanhar e orientar os jovens; conviver e santificar as famílias; proclamar a  palavra de Deus a todos; e oferecer o santo sacrifício eucarístico.
Os nossos neo-sacerdotes colocam-se e oferecem-se como pastores do povo. E sabem que as nossas comunidades estão precisando de bons e santos padres. Os fiéis de nossas comunidades são bons e religiosos, mas eles caminham, se organizam e são missionários com a presença e a dedicação dos seus padres comprometidos com os seus fiéis.
As nossas comunidades são boas, caminhando sempre alimentadas com a Palavra de Deus e a Eucaristia, mas ressentem a ausência dos padres.
Daí a alegria e a esperança por mais estas duas ordenações acontecidas há pouco na Diocese. É hora também de agradecer e louvar a Deus por toda a obra vocacional nas nossas comunidades. É hora de reforçar neste mês de agosto a animação vocacional diocesana, valorizando cada vez mais o SAV. Que o Senhor Jesus nos conceda a alegria pela nossa insistência em rezar, organizar e incentivar as vocações neste mês vocacional.
Os novos sacerdotes já são sinais não só da nossa alegria, mas também sinal de esperança para as nossas famílias preocupadas pela vocação de seus membros. São sinais de esperança para o povo santo de Deus no crescimento da vivência da fé e da fraternidade. Orientados por eles, todos os membros das nossas comunidades viverão mais e melhor o discipulado e a missionariedade no anúncio de Jesus, construindo o reino de Deus.

Dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD
Bispo de Cornélio Procópio

Links

Redes Sociais

Destaques

#FicaADica


Instituto Santa Paula